Repasse do Estado / Prestação de Contas
Desde Abril de 2020, a direção deste Hospital vem aderindo às diversas tentativas de combate à Pandemia da Covid-19, propostas nas esferas Municipal, Estadual e Federal. O Hospital foi cobrado pelo público do município e do estado, a demonstrar ações concretas de enfrentamento da Covid-19.
Em parceria com a Secretaria de Saúde do Município, foi pensado em fazer atendimento local, de casos da Covid-19 neste Hospital. Para isso foram feitas dezenas de reuniões para se efetivar o atendimento. Como é do conhecimento de todos, o Hospital de Campina Verde, vem prestando relevantes serviços à população a mais de 70 anos, porém, a doença provocada pela coronavírus, exige uma estrutura de tratamento intensivo e de isolamento ao qual nosso hospital não possui. Mas esse, não foi o motivo de não atendermos pacientes acometido pela Covid-19.
O real motivo do atendimento a pacientes da Covid-19 serem encaminhados para Hospitais fora, foi o seguinte: O Ministério da saúde organizou a nível de Brasil, os Hospitais maiores, chamados hospitais de referência em tratamento da Covid-19, para o estado chamado SRG (Síndrome respiratória grave) e os casos mais simples seriam tratados pela saúde pública municipal. Isso foi implantado e está funcionado muito bem.
O que sobrou para os Hospitais PP (Hospitais de pequeno porte), onde se enquadra o Hospital de Campina Verde, foi um contrato proposto pelo Estado de Minas Gerais, constante do Termo de Metas Nº 1688/7130, onde este hospital ofereceu todos os seus leitos para atender a população local e aqueles pacientes que fossem encaminhados pelo Hospital de referência da Covid-19, neste caso, pelo Hospital São José de Ituiutaba, com doenças diversas não incluindo a covid-19.
Mesmo não atendendo diretamente paciente com Covid-19, este Hospital teve que implantar protocolos de enfrentamento ao Covid-19 durante o estado de Pandemia.
Houve e há afastamentos de trabalhadores deste hospital; pacientes que aparecem com sintomas onde são aplicados os protocolos de procedimentos adequados. Foi realizado um amplo investimento em medicamentos e ações maciças em equipamentos de proteção com trabalhadores e pacientes.
O Governo Estadual sensível aos gastos elevados nos Hospitais editou o Termo de Metas Nº 1688/7130 /7154, oferecendo aos HPP (Hospitais de pequeno porte) um repasse para custeio de ações diretamente ligadas ao combate ao estado de Pandemia.
Abaixo estão os documentos que foram assinados pela gestão deste Hospital e a prestação de contas dos valores recebidos de forma total e parcial do segundo recurso da Resolução SES/MG Nº 7296, de 13 de Novembro de 2020.
Campina Verde, 15 de Junho de 2021.
Irmã Marilsa das Graças de Jesus
Diretora presidente.