Profissionais do HSVP realizam roda de conversa em apoio ao Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo, mês que chama a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio, a equipe do Hospital São Vicente de Paulo, realizou na tarde desta quinta-feira 21, uma rodada de conversa com os profissionais que abordaram o tema “Bem Me Quero”.
A campanha Setembro Amarelo teve início em 2014, e de lá para cá tem apresentado dados alarmantes quanto a incidência de suicídios cometidos em todo o mundo.
Durante a rodada de conversa a colaboradora Assistente Administrativa Marcela Andrade, formada em psicologia, relata dados significativos sobre os casos de suicídios ocorridos em todo o mundo, e em especial no país. Segundo a mesma, esse número tem crescido ao longo dos anos de acordo com pesquisas realizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Marcela destacou ainda que as pessoas precisam ter uma boa qualidade de vida, uma alimentação saudável, possuir momentos de lazer e descontração, atividades físicas, além de uma boa qualidade de sono, limite no celular em especial as redes sociais e fazer projetos e delegar metas na vida, somente assim poderemos ter uma vida tranquila sem pensamentos negativos que podem levar aos casos mais extremos que é o suicídio.
Segundo dados da OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, desse total estima-se que 14 mil casos são registrados no Brasil por ano. Para se ter uma ideia uma pesquisa realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), notificou 13 mil suicídios no país, sendo 12 mil casos em população de 14 a 65 anos. No entanto, 10 mil casos correspondem as pessoas em atividade de trabalho, sendo 77% dos suicídios ocorreram entre homens.