Primeiro procedimento cirúrgico por vídeo é realizado no HSVP
PRIMEIRO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO POR VÍDEO É REALIZADO NO HSVP
Cirurgia por vídeo é mais um avanço implantado no hospital na gestão do INDSH
Nesta quinta-feira (07) o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) terá um acontecimento histórico. Será realizada pela primeira vez uma cirurgia por vídeo pela equipe cirúrgica do Hospital, procedimento mais moderno e que reduz os riscos ao paciente. Ao todo, 11 procedimentos com vídeo estão agendados para ocorrer ao longo do dia.
O primeiro procedimento por vídeo ocorreu nesta manhã, realizado pelo Dr. Solon Gonçalves, e foi uma colecistectomia videolaparoscópica, nome técnico dado à cirurgia de retirada da vesícula por vídeo. O procedimento durou cerca de uma hora e foi considerado bem-sucedido pelos cirurgiões. Ao longo do dia, outros 10 procedimentos devem ocorrer no hospital, todos da especialidade de cirurgia geral.
O médico responsável pela equipe que realizou os procedimentos no HSVP, Dr. Thalles Gonçalves, explica que esse procedimento é considerado minimamente invasivo se comparado à cirurgia tradicional para retirada da vesícula biliar, que antes era realizado por meio de um corte considerável feito na lateral direita do abdome. “Os benefícios de se realizar uma cirurgia por vídeo são vários, sendo o principal a recuperação pós-operatória mais rápida, pois o paciente recebe alta em até 24 horas, e com isso diminuem-se as chances de infecção hospitalar. Além disso, o procedimento é mais rápido, o paciente sente menos dor no pós-operatório e pode retornar mais rapidamente às suas atividades laborais”, explica o médico.
Os procedimentos cirúrgicos por vídeos serão realizados no HSVP na especialidade de cirurgia geral de forma eletiva, ou seja, agendados previamente, de acordo com a demanda.
A diretora-executiva do HSVP, Edna Gomes Batista, explica que esta é uma grande conquista do Hospital e também da população, que contará com um procedimento moderno, realizado em grandes hospitais do Brasil e do mundo. “Quando o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) assumiu a gestão do HSVP há pouco mais de um ano e meio, nós trabalhamos com o objetivo de darmos continuidade ao projeto iniciado pelas Irmãs de Caridade e trouxemos a nossa experiência de gestão hospitalar para cá, com o compromisso de assegurar atendimento seguro e de qualidade aos pacientes, reforçando o nosso lema de respeito à vida.”, conclui a diretora.
PRESENTE DE 80 ANOS
O início dos procedimentos cirúrgicos por vídeo no HSVP também pode ser considerado um presente a todos, afinal, coincide com a época em que o Hospital completa 80 anos de atividades.
“Concluímos neste ano a primeira etapa da reforma do hospital, realizamos mutirões para cirurgia de catarata e agora iniciamos os procedimentos por vídeo. Foi um ano de muitas realizações, sem dúvida”, destaca Edna.