Novembro Azul
A campanha Novembro Azul, que tem por finalidade conscientizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, além de quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque.
O movimento teve início em 2003, na Austrália, quando um grupo de 30 homens tiveram a idéia de deixar o bigode com o propósito de chamar a atenção para a saúde masculina. Assim surgiu a Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos que busca arrecadar fundos para pesquisar e auxiliar o tratamento do câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens frequentemente.
No Brasil a campanha surgiu em 2008 através do Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). No mundo, este é o sexto tipo de câncer mais frequente, e o segundo mais mortal entre os homens. Estima-se que 1 a cada 6 homens irão sofrer com o problema. A cada 7,6 minutos, um caso é diagnosticado e, a cada 40 minutos, há um óbito ocorrido por câncer de próstata.
A maioria dos casos ocorre em homens com mais de 65 anos de idade, por isso os exames preventivos devem ser iniciados por volta dos 40 a 45 anos, especialmente quando há fatores de risco como pertencer à raça negra e ter histórico familiar de câncer de próstata.