Carregando...

Protocolo de higienização das mãos foi aplicado aos colaboradores do HSVP

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos colaboradores do Hospital São Vicente de Paulo, a equipe de serviço de Controle de Infecção Hospitalar, promoveu nos dias 20 e 21, uma ação ímpar sobre os protocolos de higienização das mãos.

A ação teve por finalidade promover a higiene das mãos no ambiente hospitalar, visando prevenir as infecções relacionadas à assistência à saúde. A higiene das mãos é a medida individual mais simples e mais eficaz para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde.

Durante a ação a enfermeira do hospital Renata Oliveira, destacou a importância em higienizar as mãos, mesmo da forma mais simples, usando apenas água e sabão. Outra forma de higienizar as mãos é através da aplicação alcoólica, que visa reduzir a carga de microrganismos sem a necessidade de enxágue em água ou secagem com papel toalha ou outros equipamentos.

Para finalizar, a enfermeria destacou os cinco momentos mais importantes para a higienização das mãos no hospital, que são eles:

1 – Antes do contato com o paciente

2 – Antes de realizar o procedimento asséptico

3 – Após o risco de exposição a fluidos corporais

4 – Após o contato com o paciente

5  - Após o contato com as áreas próximas ao paciente

Uma boa higienização das mãos com água e sabão deve ter duração mínima de 40 a 60 segundos. Já a fricção das mãos com preparação alcoólica antisséptica deve ter duração de no mínimo 20 a 30 segundos.