Carregando...

Programa CEMIG nos hospitais leva nova iluminação para o Hospital São Vicente de Paulo

Não há como negar que as unidades de saúde ao prestarem suas atividades diárias são um dos maiores responsáveis pelo consumo de energia elétrica no país e que, em muitos casos, essa energia representa fonte de vida para os pacientes atendidos atrelando ainda mais importância para sua correta e minuciosa gestão para que o uso seja o mais eficiente possível. Sabe-se também que toda essa demanda energética diária tem atribuída a sua geração e distribuição uma alta carga emissora de gases de efeito estufa na atmosfera e que a elevada concentração desses gases tem gerado perceptíveis mudanças em todo o fator climático mundial.

 Dentro dessa realidade as unidades de saúde devem ter seu pilar de desenvolvimento a elevação de sua eficiência energética e demais aspectos ligados à sua sustentabilidade e que essa preocupação seja capaz de gerar mudanças e adaptações no dia a dia operacional e pessoal de todos os seus colaboradores e usuários.

Preocupado em melhorar sua eficiência energética e na busca contínua por uma atividade hospitalar de menor impacto ambiental e emissão de gases de efeito estufa, o Hospital São Vicente de Paulo que é uma instituição de saúde, de caráter privado, filantrópico sem fins lucrativos, através do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), foi contemplado pelo Programa de Eficiência Energética da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).

O programa tem por finalidade promover a eficiência energética em instituições públicas e beneficentes, contribuindo para a redução dos custos operacionais e melhoria da prestação de serviço à população mineira, em conformidade com a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A solicitação do hospital para participar do programa aconteceu a cerca de 02 anos atrás, e nesta quarta-feira dia 07, foram realizadas a substituição das luminárias e lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, em mais de 250 pontos de iluminação em todo o hospital, garantindo a modernização do sistema de iluminação predial, além de contribuir com a sustentabilidade.

As novas lâmpadas de LED vão gerar para a instituição de saúde uma redução significativa de custo com a energia elétrica, além de garantir uma iluminação mais eficaz para os colaboradores e pacientes do hospital.