Carregando...

INDSH realizou de 23 a 27 de maio a Semana da Saúde no Hospital São Vicente de Paulo

Com o propósito de enriquecer o conhecimento profissional dos colaboradores do Hospital São Vicente de Paulo, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), realizou do dia 23 a 27 de maio a Semana da Saúde, que contou com a participação de enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares em enfermagem e demais profissionais do HSVP, foram 04 dias de palestras e troca de ideias.

Para abrir a Semana da Saúde a diretora executiva do INDSH Clemencia Moreira de Souza realizou um momento de interação com os participantes. Depois foi vez da palestrante, a enfermeira e coordenadora da atenção básica do município, Gabriela Souza Faria, que levou ao conhecimento dos participantes a importância de manter a vacinação atualizada para os profissionais da saúde.

No segundo dia de palestra o evento começou com uma aula pra lá de especial, preparada com carinho pelo médico e diretor do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) Dr. José Ribamar Branco, sobre a Segurança do Paciente.

O médico não pôde estar presente no evento, mas preparou um conteúdo muito importante sobre a segurança do paciente, que é a mais importante dimensão de qualidade na assistência à saúde.

Ainda falando do tema, a enfermeira do Hospital São Vicente de Paulo, Renata Oliveira Nunes, reforçou a importância de conhecer a história clínica de cada paciente, para que os mesmos possam ter um atendimento de qualidade.

Além dos conhecimentos profissionais também foi abordado no terceiro dia da Semana da Saúde a importância em conhecer a legislação que atende a classe profissional. A enfermeira e fiscal da subseção do COREN da cidade de Uberlândia, Raquel Cursino de Andrade, levou ao conhecimento de todos, em especial aos enfermeiros, técnicos em enfermagem e auxiliares em enfermagem a importância dos profissionais de saúde conhecerem a legislação da classe.

No último dia de palestra a médica do hospital e também no município, Dra. Hellen Tuisa, aproveitou o espaço para levar ao conhecimento dos profissionais de enfermagem do hospital, dicas importantes sobre antibióticos, como o uso correto, a diluição específica, bem como os horários e tempo de cada medicamento. Uma aula preparada com muitas instruções sobre os diversos tipos de antibióticos existentes no mercado, inclusive aqueles de usos contínuo no sistema público de saúde.

Para finalizar com chave de ouro a Semana da Saúde do Hospital São Vicente de Paulo, foi realizado uma confraternização pra lá de especial para os colaboradores e participantes da semana.

A confraternização contou com a participação da cantora gospel Adaline Sena, que com muita simplicidade e simpatia, contagiou os participantes. Depois foi realizado o sorteio de vários brindes, doados por empresários e profissionais liberais de nossa comunidade.

A direção do Hospital São Vicente de Paulo, vem a público agradecer a participação de cada colaborador participante da Semana da Saúde, bem como dos palestrantes, que com muita disponibilidade e dedicação, contribuíram para o enriquecimento curricular dos profissionais de saúde da instituição, sem esquecer dos empresários e profissionais liberais que de forma generosa se dispuseram à doação de brindes para abrilhantar a Semana da Saúde do HSVP.

Por William Batista

Fotos William Batista