Carregando...

HSVP realiza palestra de valorização a vida em comemoração ao setembro amarelo

Em comemoração ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio em todo o mundo, a diretoria do Hospital São Vicente de Paulo realizou nesta sexta-feira 23, uma mobilização que abordou o tema “Valorizando a Vida” com a psicóloga Elza Maria. Antes de iniciar a palestra, a enfermeira do HSVP Lívia Assis, realizou uma dinâmica com todos os participantes, mostrando a importância da vida para cada pessoa.

Depois foi vez da palestrante do dia abordar as principais causas que levam uma pessoa a cometer um suicídio. De acordo com a psicóloga 100% dos casos de suicídio estão relacionados às doenças mentais, principalmente aquelas não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019, apontam que são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

A palestrante destacou ainda que a maioria dos casos poderiam ter sido evitados se os pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações importantes e fundamentais para que evitassem o suicídio. 

Para finalizar o encontro com os colaboradores do HSVP, a psicóloga realizou um momento de interatividade com todos os participantes, para que eles pudessem pensar o quanto a vida é importante para o ser humano, independente dos obstáculos enfrentados por cada pessoa no dia a dia.

Confira a matéria completa abaixo: