Carregando...

HSVP promove mini curso de animação cardíaca para profissionais da saúde do hospital

O Hospital São Vicente de Paulo está realizando do dia 17/05 ao dia 20/05 durante a semana da enfermagem a Semana da Saúde para os colaboradores da área da saúde do hospital. Durante toda a semana estão sendo realizados palestras e mini cursos com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos profissionais da saúde.

Nesta quarta-feira 19, foi vez do mini curso de intubação orotraqueal, ministrado pela Dra. Débora Balduino Oliveira Mendes, nós conversamos com a médica que destacou a importância do curso para os profissionais "esse é um tipo de curso essencial para o profissional da saúde que atua em emergência ou ambiente hospitalar, onde possa tem paciente mais grave que evolua com parada cardíaca e que precisa de ajuda, para que possa ressuscitar esse paciente para voltar a circulação espontânea e tê-lo de volta conosco" destacou a médica.  

De acordo com a Dra. Débora o processo de reabilitação do paciente tem que ser muito rápido "isso é feito tudo em questão de segundos, não podemos perdem nenhum segundo, por que a cada segundo que passa o paciente tem menos chances de sobreviver" afirmou a Dra.

A médica destacou ainda que esse tipo de situação pode ocorre em qualquer lugar, e o conhecimento de um profissional de saúde é fundamental para salvar uma vida "nós sabemos que o paciente pode ter parada cardíaca em qualquer ambiente, não só intra hospitalar mais extra hospitalar também, então se um profissional da saúde estiver passando e se deparar com uma situação dessa, ele tem que estar apito a dar os primeiros socorros ate que um serviço especializado chegue no local" salientou Dra. Débora.

Para finalizar a entrevista Dra. Débora agradeceu a participação na capacitação dos colaboradores do hospital e espera ter contribuído para aprimorar os conhecimentos dos profissionais no propósito de salvar cada dia mais vidas "eu espero ter contribuído de alguma forma ajudando a criar uma sistematização de trabalho no hospital, capacitando cada dia mais essas pessoas, para que a gente possa ter cada dia mais uma vida salva" finalizou a médica.

A semana da saúde não para por aí, nesta quinta-feira 20, acontece a palestra protocolos da Covid-19, com a Dra. Helen Tuísa, um assunto cada vez mais comentado e debatido no dia a dia.

Confira a matéria completa em nosso canal no Youtube:

Por William Batista.

Fotos: Dudu Couto / William Batista.