Carregando...

Comunicação afetiva foi tema do último dia de palestra da Semana da Saúde do HSVP

Com o propósito de enriquecer o conhecimento e a troca de experiência entre os profissionais de saúde, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), administrador do Hospital São Vicente de Paulo, promoveu do dia 17 a 19/05, a Semana da Saúde para os profissionais do HSVP.

Foram três dias pra lá de especial, e para fechar a Semana da Saúde, o enfermeiro, especialista em administração hospitalar, Clovis Guse do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência do município de Ananindeua no estado do Para, realizou uma palestra através de vídeo conferencia, falando sobre a importância da comunicação afetiva entre os profissionais de saúde.

Por cerca de uma hora o enfermeiro realizou uma dinâmica com os profissionais do HSVP, além de frisar os principais pontos para uma boa comunicação. De acordo com Clovis uma boa comunicação nas instituições de saúde reduz a ocorrência de erros e resulta na melhoria e segurança dos usuários.

Para o palestrante a comunicação deve ser clara, concisa, completa e uniforme. Clovis afirmou ainda que 70% nas falhas de comunicação se deve a três fatores:

1 – A informação nunca foi transmitida.

2 – A informação foi transmitida, porém foi recebida de modo impreciso.

3 – A informação foi transmitida mais não foi recebida.

Para finalizar a palestra Clovis Guse destacou que quando recebermos uma informação devemos fazer o uso da ferramenta peneira, que é verificar se a informação é verdadeira, saber se a informação vai transparecer coisa boa, e por último se a informação é realmente necessária e se ela vai melhorar algo para o dia a dia.